quarta-feira, 21 de março de 2012

Nota sobre as Eleições 2012 da UFSJ



Nos aproximamos de um importante momento político na UFSJ. Em breve, mais especificamente no dia 08 de maio, a comunidade acadêmica será chamada à escolha de uma nova administração. Ainda esta semana conheceremos os pretendentes aos cargos de Reitor e Vice-Reitor de nossa universidade. 

Para todos os segmentos da UFSJ esta é hora oportuna para debates e discussões acerca da vida universitária no que diz respeito a toda sua complexidade. É hora importante também de avaliarmos os últimos anos e principalmente de projetarmos nosso futuro.

Por isso o Diretório Central dos Estudantes da UFSJ declara publicamente que não apoiará nenhuma das candidaturas. Pensamos que o papel a ser cumprido pela entidade representativa de nosso segmento é o de levar aos candidatos tudo aquilo que observamos da universidade nos últimos anos, demandas históricas dos estudantes, produtos de nosso envolvimento na construção desta instituição. 

É notório que apesar de todo o esforço no levantamento de nossas reivindicações não seremos capazes de retratar a universidade em suas minúcias. Cabe a cada Centro Acadêmico, a cada estudante não se furtar da participação e apresentar suas demandas. Procuramos destacar questões que foram amplamente debatidas no âmbito do Conselho Diretor de nossa entidade: o Conselho de Centros Acadêmicos que dirige o DCE-UFSJ. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossas reivindicações 

1. Assistência Estudantil 

- Prioridade na conclusão do processo licitatório do Restaurante Universitário e a construção da Moradia Estudantil da sede, além de planejamento para construí-los nos campi avançados 

1.1 Transporte 

- Debater e solucionar o grave problema de transporte dos estudantes em todos os campi. Investir a verba do “Programa Ônibus Intercampi” para que haja um transporte integrando os campi da sede. 

- Abertura de negociação com a prefeitura de São João del Rei para que o benefício do meio-passe seja subsidiado pelo município e para que a UFSJ tenha liberdade para fazer o transporte intercampi utilizando-se de pontos do município para embarque e desembarque de estudantes universitários. 


    *O DCE-UFSJ entende que o benefício do meio-passe deve ser estendido, 
por necessidade, aos estudantes de outros níveis de ensino de São João del Rei 
assim como entende que esta luta esta fora da alçada da UFSJ;ao contrário da reivindicação acima. 



- Reforma da ciclovia do CTAN com objetivo de assegurar maior proteção aos ciclistas e manutenção constante das vias em estado transitável, solucionando o problema do escoamento. 

2. Segurança 


- Parceria com a prefeitura para investimento em maior segurança e instalação de melhores iluminações no trajeto do CTAN. 

- Aumento do efetivo e capacitação dos guardas de patrimônio e pessoal da UFSJ 

- Criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e reconhecimento da Comissão Paritária de Assistência Estudantil como espaço legitimo de decisão. 



3. Condições para Ensino, Pesquisa e Extensão 

- Ampliar e otimizar os serviços de Xerox e Cantinas em todos os campi da UFSJ adequando-os a expansão que vive a universidade. Caso necessário, através de revisão dos contratos. 

- Melhorias na estrutura e qualidade de nossas Bibliotecas tornando-as um local mais adequado ao estudo; assim como os laboratórios, garantindo um ambiente para práticas de ensino, pesquisa e extensão. 

4. Democracia na UFSJ 

- Representação estudantil nos departamentos, indicados e fiscalizados pelos Centros Acadêmicos com alteração dos regimentos em que haja disposição contrária. 

4.1 Política de Comunicação 

- Queremos que os meios de comunicação da UFSJ sejam desatrelados dos interesses imediatos da administração e se disponham a construir uma comunicação plural publicando notas solicitadas pelos estudantes e organizações estudantis, assim como de outros segmentos. 

- Solicitamos também que haja divulgação da atual política de comunicação institucional, clara em seus atuais critérios, disponibilizada para consulta pública. 

- Participação estudantil – fiscalizada pelos Centros Acadêmicos - na construção das políticas de comunicação da UFSJ iniciadas no Seminário de Política da Comunicação de 2011. 

4.2 Livre Organização Estudantil 

-Autonomia política para as organizações estudantis e reserva de verbas específicas para a realização das Semanas Acadêmicas de cada curso, disponibilizadas para os Centros Acadêmicos, respeitando a autonomia de construção do evento pelos estudantes. 

-Melhoria da estrutura das sedes das entidades estudantis: Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes. Estrutura para reuniões e funcionamento cotidiano como computadores em bom estado com internet; e telefones em espaço com tranca. 

No caso do CTAN, cumprimento do Plano Diretor com espaço
 de convivência e locais sedes para as organizações estudantis. 

No caso do Dom Bosco (DCNAT), incluir no Plano Diretor a construção 
da área de convivência, cantina e sala para os Centros Acadêmicos. 

- Planejamento e construção conjunta de atividades do calendário da UFSJ como a Acolhida. 

5. Estrutura para práticas de esporte 

- Política esportiva adequada a atual realidade da UFSJ que abranja todos os campi. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Essas propostas são fruto de um acúmulo de discussões feitas nos últimos anos do DCE com C.A.’s e estudantes. Fazemos sua divulgação com o intuito de que sirva de base para cobrarmos à nova gestão as reivindicações históricas dos estudantes. 

Esclarecemos que os estudantes, organizados no DCE ou não, tem liberdade para se posicionar frente à eleição. Trata-se de um posicionamento individual, e não da entidade.

Um comentário:

  1. A política de comunicação da UFSJ ainda não está concluída. Foram muitas discussões entorno do projeto elaborado pela comissão que, em breve, apresentará o documento ao Consu e à comunidade.

    ResponderExcluir